Para existir no mundo dos negócios é preciso estar na Internet. E existem várias formas de marcar presença no mundo online.
Pode ser em uma rede social, figurando em aplicativos, tendo um blog ou um site, entre outras possibilidades. Mas para que isso funcione comercialmente, é imprescindível estar no Google, ser indexado e se possível nos primeiros lugares da busca!
A melhor maneira de conseguir esse resultado é tendo um site e adotando estratégias de SEO vencedoras. E aí você pode perguntar: porquê ter um site pago se tenho opções gratuitas ou por um custo menor?
Vamos direto ao argumento principal. Quando você constrói uma página em uma rede social, um perfil no Instagram, no Twitter, Facebook ou até mesmo tem um endereço em plataformas gratuitas sem domínio registrado; você está construindo seu castelo no terreno dos outros. Concorda? E na vida real, tangível, ninguém faz isso se quer ter algo sólido e duradouro.
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Ninguém quer correr o risco, de uma hora para outra, a plataforma ou site sair do ar e levar consigo todo o seu conteúdo ou parte dele, como comumente acontece. Muito menos ter que seguir as regras deste ou daquele serviço “gratuito”.
Cabe aqui reforçar a ideia de que “se você não está no Google você não existe”. Exageros à parte, essa afirmação faz todo sentido – se você estiver apenas em redes sociais, seu conteúdo não vai estar visível nos mecanismos de busca.
Mantendo as redes sociais
Mas calma, não estamos falando que ter fanpages e perfis em redes sociais e outras formas de divulgação na web seja dispensável. Pelo contrário! Mesmo com um site totalmente seu, com domínio registrado e total autonomia, você deve mantê-las e usar de forma harmônica e otimizada para propagar seu conteúdo relevante e gerar leads.
10 motivos para você ter um site:
- O seu negócio aberto 24 horas do dia, durante os 365 dias do ano;
- Apresenta uma imagem profissional – uma excelente maneira de induzir confiança e credibilidade;
- É possível desenvolver um marketing mais eficiente – você poderá criar anúncios mais econômicos que façam referência ao seu site, assim no seu site você detalha ainda mais as características do seu produto ou serviço;
- O seu catálogo ou portfólio pode ser alterado a qualquer momento – é mais fácil, econômico e rápido de alterar que o material impresso. As suas capacidades são quase ilimitadas e permitem mais e melhor informação aos seus clientes;
- Alcance novos mercados com uma audiência global – o seu mercado passa a ter o potencial para ser visto por milhões em todo o mundo.
- Agilidade no atendimento e informação imediatamente disponibilizada – vendas e pedidos de informação, podem ser processados de forma automática e imediata. Formulários online podem ser utilizados para permitir aos seus clientes o pedido de orçamentos ou informações adicionais. Poupe nos custos, permitindo que possam fazer o download de propostas e outros documentos importantes;
- Recolher informações valiosas – ainda sobre os formulários online: com eles o empreendedor pode obter informações importantes sobre o mercado e os seus clientes. Esta ferramenta é excelente para auxiliar ações de mercado, na hora de fazer promoção dos seus produtos e serviços;
- Fortalecimento da marca – construir uma marca de valor pode levar muito tempo e demandar um grande esforço, porém a Internet pode encurtar um pouco este caminho. Para isso, o seu site deve ser funcional, ter um carregamento rápido e ser útil ao usuário, ou seja, navegar pelo seu site deve proporcionar aprendizado. Todo esse conjunto transmitirá a ideia positiva sobre o seu negócio;
- Baixo investimento – utilizar o site de uma empresa como meio de comunicação não é custo e sim investimento. Os investimentos são baixíssimos, levando em consideração o alcance geográfico, tempo de exposição e flexibilidade na manutenção. Excelente relação custo x benefício, se comparado com qualquer mídia convencional, como televisão, jornais e rádio. Vemos que o custo benefício é compensador para a empresa que investe na criação de um site institucional.
- Visibilidade aumentada – um site bem organizado passar a impressão de que uma empresa é maior do que ela realmente é. Isso, naturalmente, gera credibilidade no mercado que já consagrou empresas bem maiores do que a sua.
Com: Hostnet