

Considere esta estatística: haverá 20 bilhões de dispositivos móveis até 2020 (The Economist). Aproximadamente 2 milhões de aplicativos estão agora no iTunes e no Google Play. Se um deles não for seu, talvez seja hora de pensar em obter um “App”! Estas são as 10 principais razões para criar um aplicativo para dispositivos móveis para sua empresa.
1- Gere vendas adicionais. Os aplicativos para dispositivos móveis geram receita adicional para uma empresa de três formas principais: em primeiro lugar, como a maioria das pessoas carrega um dispositivo móvel, os aplicativos incentivam pedidos repetidos de clientes em trânsito. A simples simplicidade e a conveniência dos aplicativos em relação a acessar um website facilitam a compra pelos consumidores. Em segundo lugar, uma empresa pode se beneficiar de um novo fluxo de receita de publicidade por meio de aplicativos. E em terceiro lugar, o aplicativo em si pode ser tão atraente que você pode cobrar por isso!
2 – Reduza o custo para servir. Os aplicativos móveis permitem que os clientes acessem informações básicas e comprem sem precisar ligar para um call center. Em alguns aplicativos, você pode até clicar em um menu “IVR visual” em vez de perder tempo e dinheiro ouvindo prompts em uma fila de chamadas. A automação obviamente reduz os custos de manutenção.
3 – Reduza o custo de marketing. Um benefício oculto dos aplicativos está no baixo custo de marketing – em comparação com a publicidade tradicional e o marketing direto, enviar notificações aos clientes que fizeram o download do seu aplicativo é barato. Por exemplo, você pode querer anunciar um evento ou uma nova oferta de produto.
4 – Melhore a experiência do cliente. Muitos websites simplesmente não ficam ótimos em pequenas telas de telefone, mas os aplicativos para dispositivos móveis são projetados especificamente para pequenos tamanhos de tela, sendo mais fáceis de usar e mais fáceis de usar para o cliente. Os aplicativos também oferecem acesso instantâneo aos seus canais de contato. Com um toque, um cliente pode clicar para ligar ou iniciar um bate-papo na web. Para usuários que têm sua localização ativada, o aplicativo também pode reconhecer onde você está em tempo real e fornecer informações e rotas específicas do local. O aplicativo Uber, que está interrompendo a indústria de táxis, permite até que você visualize seu carro se aproximando.
5 – Obtenha a vantagem competitiva. Embora a maioria das indústrias tenha se adaptado aos aplicativos, talvez sua empresa esteja em um nicho onde seus concorrentes ainda não oferecem um aplicativo e, em caso afirmativo, isso pode se transformar em vantagem para você como um diferenciador. Você também pode criar recursos exclusivos personalizados no seu aplicativo que outras pessoas não têm – as possibilidades são infinitas.
6 – Amplie sua cobertura de mercado. Sem um aplicativo, você pode estar perdendo um segmento do mercado que simplesmente prefere fazer negócios dessa maneira. Uma maneira rápida de entender se você tem um mercado viciado em dispositivos móveis é observar a porcentagem de visitantes que acessam seu website por meio de dispositivos móveis. Você também pode usar o bom senso, o que sugere, por exemplo, que os consumidores jovens têm maior probabilidade de querer fazer transações por meio de um aplicativo do que os compradores B2B maduros.
7 – Crie viscosidade. Que melhor maneira de criar aderência a seus clientes do que incorporar sua marca no bolso de seu cliente? Ao contrário dos websites para dispositivos móveis, os aplicativos estão sempre visíveis na tela inicial do telefone do usuário. É mais provável que os clientes interajam repetidamente com empresas que estão ao alcance dos seus dedos, por isso, as aplicações são uma excelente ferramenta de fidelização de clientes.
8 – Entregue velocidade. Os aplicativos para dispositivos móveis são abertos mais rapidamente do que um site para dispositivos móveis, de fato, muitos aspectos dos aplicativos podem ser usados mesmo sem uma conexão com a Internet. No mundo digital de hoje, é uma corrida para entregar serviços e produtos ao cliente mais rapidamente, e o vencedor da corrida conquistará mais clientes.
9 – Obter feedback. Você pode obter facilmente informações práticas de seus clientes, realizando uma pesquisa no aplicativo ou analisando as avaliações dos clientes na App Store.
10 – Fique no controle do relacionamento com o cliente. Os aplicativos são uma plataforma que permite que você tenha um relacionamento direto com seu cliente, sem intermediários. É mais provável que você retenha os clientes quando souber quem são, onde estão e como alcançá-los.
Os aplicativos para dispositivos móveis podem não ser o movimento certo para todos os negócios, mas, certamente, para a maioria, eles oferecem grande apelo e um ROI (Retorno Sobre Investimento) que pode ser facilmente calculado.